4 especialidades médicas mais expostas a riscos

4 especialidades médicas mais expostas a riscos

A responsabilidade médica é um dos assuntos mais polêmicos e discutidos tanto na nossa sociedade quanto mundialmente, entretanto, nem sempre é tratado pela mídia com devido respeito e imparcialidade.

E dentre as diversas especialidades médicas, algumas se destacam por haver maior incidência  de reclamação ou insatisfação de atendimento por parte do paciente, seja na área administrativa (Conselho Regional de Medicina, Comissão Interna, Procon), civil ou criminal.

E se você quer saber se sua área de atuação está entre as de maior reclamação, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Especialidades mais expostas a riscos

Dentre as inúmeras especialidades médicas, algumas possuem maior destaque quando falamos sobre processos éticos e judiciais. Independentemente da sua área de atuação, é sempre importante ressaltar que toda a equipe médica, seja em clínicas ou hospitais gerais, deve ser treinada e ter conhecimento de conceitos jurídicos que transpõem a atividade médico-hospitalar. Esses conceitos incluem: direitos dos médicos, direitos dos pacientes, direito do consumidor, código de ética médica e outros.

1. Médicos Ginecologistas e Obstetras

O binômio materno-fetal expõe o médico ao dobro de riscos, seja de intercorrências passíveis de ocorrer, seja de eventual falha profissional.

O senso comum espera que o fruto de um parto seja um recém-nascido saudável e uma mãe apta para amamentar e criar seu filho, mas devido a circunstancias, que muitas vezes são inerentes aos riscos do procedimento, nem sempre isso ocorre.

As principais queixas englobam: óbito e sequelas do recém-nascido, óbito materno, pré-natal inadequado, ligadura tubária, infecções puerperais e corpo estranho.

2. Cirurgiões Plásticos

O cirurgião plástico, assim, como todo médico tem o dever de utilizar todos os meios técnicos possíveis para se atingir o resultado almejado.

Entretanto, como esta especialidade lida com a expectativa de um resultado esteticamente belo, o paciente muitas vezes se sente lesionado caso não haja a melhora que subjetivamente julgava que iria alcançar.

As principais queixas englobam: assimetria mamária, nasal, problemas cicatriciais, infecção, necrose e ausência de informações.

3. Médicos Ortopedistas e Traumatologistas

Uma vez que esta especialidade está ligada a locomoção e bem-estar físico do ser humano, qualquer questão que afete seu cotidiano poderá ser objeto de reclamação por parte do paciente, o qual supõe que o tratamento oferecido pelo profissional resultará em reestabelecimento de sua plena capacidade.

As principais queixas englobam: sequelas cirúrgicas, erro de interpretação de exame de imagens, intervenção cirúrgica tardia, erro de lateralidade e lesão neurológica.

4. Cirurgia Geral

Esta especialidade possui vasta abrangência de atuação para resolução dos casos de necessidade cirúrgica, muitas vezes os pacientes são oriundos da emergência, tendo a necessidade do profissional agir com rapidez e expertise, estando, portanto, mais expostos as complicações inerentes aos procedimentos de urgência, e consequentemente mais suscetíveis as reclamações dos pacientes e seus familiares

As principais queixas englobam: perfurações, esquecimento de compressa, sepse e ausência de informações.

Para saber mais e ficar por dentro desse tipo de assunto,  legislação e responsabilidade civil, acesse nosso blog.